Mudança de presidente na Espanha

Horas depois da moção de investidura que depôs Mariano Rajoy, o ex-presidente deixa a Moncloa. Uma partida estonteante do poder. Cerca de quatro semanas levaram seus antecessores. Ele apenas algumas horas. Ele, juntamente com sua esposa e filhos, retorna a sua casa em Aravaca. Uma mansão de 280 m2. 80 m2 mais do que as salas privadas da Moncloa. Apenas 8 minutos de carro do qual por quase 7 anos tem sido a sua casa.

O revezamento leva Pedro Sanchez. Depois de vencer a moção de militantes e apoiadores da censura celebrada em Ferraz. Ele deixa sua vila em Pozuelo de Alarcón para se mudar com sua esposa e duas filhas, de 13 e 11 anos para Moncloa. A transferência de poderes refletiu no site oficial, que mudou a guia Governo para o governo em exercício e substituiu a biografia de Mariano Rajoy por um vídeo da moção de censura. À frente, a nomeação de sua nova equipe, que não tem um prazo definido, mas deverá ocorrer na próxima semana.

Novo líder político na Espanha

O primeiro-ministro, Pedro Sanchez, chegou sábado pela primeira vez no Palácio da Moncloa depois de tomar posse de seu escritório antes de o rei Filipe VI no Palacio de la Zarzuela e deu uma visita oficial de várias instalações do complexo ainda, embora não irá instalar em suas dependências. O veículo em que ele se mudou da Zarzuela acedeu à sede da Presidência do Governo por meio de sua porta da frente, pouco antes das 11h30 e junto com outros dois carros de escolta.

Sanchez foi acompanhado por seu chefe de gabinete, Juan Manuel Serrano, sua máxima confiança e foi uma das primeiras duas pessoas que, junto com seu diretor de comunicações, Maritcha Ruiz Mateos, convenceram-lhe para não jogar a toalha após sua renúncia como Secretário Geral e sua renúncia do assento em 2016. Na Moncloa, Sánchez foi recebida pela Secretária Geral da Presidência do Governo, María Rosario Pablos. Eles também esperavam que a vice-diretora do Gabinete da Presidência do Governo, Cristina Isasi, bem como vários funcionários de carreira de várias unidades do complexo presidencial.

Mudança de paradigma político?

Pablos e Isasi foram encarregados de sediar o presidente em seus primeiros momentos na Moncloa e o acompanharam por várias unidades do prédio, incluindo o que será agora sua nova residência, o prédio do Conselho de Ministros e o do porta-voz do executivo, bem como seu escritório oficial.

Fontes do governo informou que a presença da Moncloa Sanchez era cerimonial e ainda não instalado no complexo que abandonou Rajoy, depois de triunfar no Congresso moção de censura apresentada contra ele pelo PSOE.